
22 de janeiro de 2023
Sua empresa está preparada para tomar crédito no mercado?
Dentro do movimento de retomada das atividades econômicas no ambiente de negócios brasileiro, muitas empresas buscam no crédito uma rota para o fortalecimento de suas operações diante do aumento das demandas de consumo e, também, para investirem em diferenciação por meio da implementação de novas tecnologias, da diversificação do portfólio de produtos e serviços ou mesmo para processos de expansão e contratação de mão de obra.
Não por acaso, de acordo com o relatório do Banco Central do Brasil divulgado no fim de abril com estatísticas monetárias e relativas ao segmento creditício, o crédito ampliado a empresas atingiu R$ 4,6 trilhões (51,7% do PIB), índice que representa um avanço de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021.
Estamos vendo que os empréstimos às empresas realmente têm se expandido em 2022, mas é essencial destacar que a inadimplência das companhias em operações financeiras também cresceu nos últimos meses. É o que demonstra o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, segundo o qual o percentual de negócios com dívidas pagas em até 60 dias após a negativação foi de apenas 34,4%, menor índice desde dezembro de 2019.
Dado esse cenário atual, sua empresa, de fato, está pronta para buscar uma linha de crédito satisfatória para a realidade do seu negócio?
Nesse sentido, mais do que o interesse em aderir a uma linha de crédito de qualidade, o fundamental é avaliar o potencial de sua empresa para a conquista (e quitação) desse capital tomado de terceiros (bancos, fintechs e outras instituições financeiras).
Dito isso, para ser acurada essa análise e o respectivo desenho de sua jornada de crédito, deve-se levar em conta pelo menos 5 fatores principais. São eles:
- Planejamento e organização financeira: como toda iniciativa importante para a realidade de um negócio, a tomada de crédito empresarial precisa ser planejada. Ademais, a empresa não deve encarar o crédito de modo imediatista, buscando uma linha de empréstimo somente em caráter de urgência ou com o caixa excessivamente fragilizado. Ao se colocar nessa condição, além de ter as chances reduzidas para a conquista de um crédito de qualidade, a empresa corre o risco de perder de vez os trilhos de seu equilíbrio financeiro, entrando para a estatística da inadimplência. Em contrapartida, ao atuar com visão estratégica e de longo prazo, a empresa pode, inclusive, negociar linhas pré-aprovadas para implementar projetos mais robustos de expansão ou acessar o crédito conforme o objetivo do negócio.
- Qualidade das garantias: para conquistar crédito de qualidade, também é indispensável oferecer garantias confiáveis para as instituições financeiras. E aqui a regra é bem objetiva, quanto maior for a liquidez da garantia (rapidez com a qual um bem ou ativo pode ser convertido em capital), melhor a possibilidade de acesso a linhas de crédito empresarial de boa qualidade. Em outras palavras: as garantias são um trunfo de negociação decisivo junto aos bancos e às demais instituições financeiras.
- Capacidade de pagamento: naturalmente, a empresa precisará avaliar sua capacidade de pagamento diante das condições oferecidas pelo banco. Lembre-se sempre de que mais vale um prazo flexível com parcelas que cabem no bolso, do que uma linha de crédito que, no longo prazo, pode se tornar inviável para a realidade financeira da empresa.
- Visão de futuro: o empresário precisa entender também qual o seu objetivo com o crédito. Traçando um planejamento guiado por uma visão de longo prazo, o crédito deixa de ser uma alternativa emergencial para se tornar uma ferramenta de sustentabilidade financeira capaz de viabilizar não só a retomada econômica de um negócio, mas também projetos, novos objetivos e a expansão da organização!
- Busca por parceiros de intermediação de crédito: assim como em outras demandas de uma empresa, é comum que se busque o suporte especializado para que aquela atividade (geralmente fora do core business da companhia) seja realizada com maior eficiência, por exemplo: para assuntos jurídicos, a empresa busca um escritório de advocacia; para fiscal, busca uma assessoria contábil. Isso também deve ser feito em uma operação de crédito. Hoje, as organizações já podem contar com parceiros estratégicos para, dentre outros pontos:
- analisar o segmento da empresa, do negócio, da demanda pelo crédito x perfil dos bancos e suas estratégias;
- mapear linhas de crédito empresarial em diferentes instituições;
- orientar a empresa quanto aos documentos, às garantias e à organização de processos antes da negociação junto aos bancos;
- avaliar quais opções mais se adequam e têm fit com a realidade financeira de um negócio;
- apoiar a empresa na construção de redes de linhas de crédito pré-aprovadas.
Dado o cenário atual do segmento creditício (cada vez mais pulverizado), ao dispor de um parceiro especializado, a jornada rumo ao crédito de qualidade tende a se tornar mais ágil e a empresa não precisará se limitar às opções de empréstimo do banco com o qual já possui outros produtos financeiros – que na maioria das vezes não oferece as melhores alternativas no plano do crédito.
Mas, afinal, como funciona a intermediação?
Imagine o seguinte cenário: sua empresa precisa de crédito para investir em expansão, tecnologia e recursos humanos. A tendência natural é que você coloque capital próprio ou busque uma operação de crédito junto ao banco no qual seu negócio possui uma conta PJ, certo? A grande questão que envolve essa escolha é que, nem sempre, a instituição bancária com a qual sua companhia já possui uma relação financeira será aquela que lhe oferecerá a melhor alternativa de crédito em termos de prazos, taxas, juros e garantias.
É justamente aí que entra o papel da intermediação de crédito. Avaliando o segmento no qual sua empresa está inserida, o perfil do seu negócio, a realidade financeira de sua empresa e, consequentemente, as condições de uma operação que atenda às necessidades do seu negócio, principalmente no que tange a prazos mais flexíveis, taxas mais convidativas, parcelas que “cabem no bolso da empresa” e garantias que não comprometam a saúde futura do empreendimento.
Em outras palavras, com o suporte de uma empresa especializada em intermediação de operações creditícias, o caminho para um crédito de qualidade tende a ser facilitado, mais ágil e com um retorno financeiro mais positivo para o caixa de uma empresa.
Passos da intermediação
De modo geral, incluem:
- Objetivos da empresa com relação ao acesso ao crédito – o que será feito com o capital influenciará na estratégia da operação.
- Análise do segmento em que a empresa está inserida – nem todas instituições financeiras atuam em todos os setores da economia.
- Análise do perfil financeiro do seu negócio – condições do caixa, relação do capital com o volume de saídas do negócio, nível de endividamento e o comportamento da empresa no mercado de crédito.
- Estudo de garantias que darão lastro à operação e às linhas de crédito.
- Mapeamento (por meio de agentes especializados e uso de tecnologia) de instituições financeiras e linhas de crédito que dialogam com o perfil do seu negócio.
- Suporte para a negociação e fechamento da operação de crédito com os bancos.
Embora os desafios do contexto econômico do país sejam concretos, as chances de sucesso para o acesso a um crédito de qualidade se potencializam quando as empresas fazem seu dever de casa, atuando com planejamento, gestão financeira e organização de processos, bem como contando com o suporte de especialistas em crédito empresarial capazes de viabilizar as operações.
Por fim, por meio da intermediação, as empresas podem desenhar estratégias para construírem uma base sólida de capital pré-aprovado, com linhas que podem ser acessadas conforme os planos e as necessidades da organização. Desse modo, além de se prepararem melhor para cenários econômicos desafiadores, a expansão de uma companhia tende a ser mais ágil e baseada em uma lógica de sustentabilidade financeira, pois a melhor hora para se tomar crédito é quando não se “precisa” dele.
Adilson Seixas, SEO da Loara, empresa associada ao Grupo Alliance – Crédito para Empresas e um dos maiores especialistas em crédito empresarial do país.
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