29 de julho de 2019

Pitch de vendas – uma nova moda?

 

Quem convive no mundo comercial já deve ter escutado o termo pitch de vendas. Essa é uma técnica que já existe faz algum tempo, mas que vem ganhando força e fazendo parte de muitas capacitações empresariais.

Atualmente existem as pessoas que acreditam que esse é um modelo inteligente de vendas e outros acreditam que possa ser um pouco exagerado e acelerado. Assim, para que os internautas possam formar uma opinião sobre o tema, o SEO da Itibam Luciano Giarrochi explicou melhor a técnica:

O que é Pitch de vendas

O termo veio ganhando força nos últimos anos, mas ele não é novo. Sempre conhecemos o bom velho discurso de elevador, que consiste em ter na ponta da língua uma forma de falar do seu produto ou serviço que encante a outra parte de forma bem rápida e direta e assertivo. O elevador pitch é uma metáfora que ilustra uma situação onde você está no térreo de um prédio e de repente encontrar um potencial cliente dentro do elevador, e você tem que aproveitar o tempo até o andar que o outro irá descer para despertar a curiosidade nele no que você tem a dizer.

Tipos existentes

São diversos tipos existentes de pitch de vendas, costumo dizer que você deve ter o seu padrão no qual vai explicar pontos o que você vende em qualquer ocasião. Costumo dar o exemplo, por exemplo, uma mesa de casamento, nela se sentaram 10 pessoas e não conhecem todos, você começa falar de política e de repente entra no assunto de mercado, essa é a hora de você puxar o assunto para o lado profissional comercial para poder despertar a curiosidade em alguém que poderá ser uns potencial comprador do seu produto ou serviço.

Esse tipo de discurso tem que ser muito bem montado, pois definitivamente as pessoas não estou ali para comprar nada, nem para aguentar um vendedor chato na mesa. Um outro ponto, de montar um bom discurso em vendas por telefone, aonde você tem que despertar atenção do cliente no primeiro momento da ligação.

Tem também a prospecção porta em porta, na qual o vendedor vai visitando todas as casas ou comércios, um seguido do outro, nesse caso também o pitch de vendas tem que ser muito afiado, aproveitando oportunidade de abordagens.

Por fim estão ganhando importância nos últimos tempos os Pitch de vendas que são sendo realizados em eventos. Você já deve ter visto em uma palestra o curso aonde no meio do curso o palestrante começou a falar dos seus produtos e serviços. Apresentando oportunidades únicas de compra.

Pontos de atenção nessa hora:

– Tenha bem definido seu público alvo

– Sua mensagem tem que ser muito bem montada para não jogar contra

– A mensagem precisa ser simples e direta, o cérebro não “gosta” de palavras e termos grandes e complicado.

– Esteja sempre pronto e com seu pitch na ponta da língua para usar em qualquer situação

Quando usar?

É possível usar o pitch de venda em diversas situações, como venda de produtos, serviços, inclusive no B2B (venda para empresa). O que vai mudar é a forma e o momento que será usada.

Uma coisa muito importante é lembrar que se vende para pessoas, mesmo na relação B2B. E, as pessoas, possuem sentimentos, emoções e desejos. Elas compram pela emoção e não pela razão.

Ou uso do discurso de vendas faz esse papel, nosso cérebro ao receber uma mensagem imediatamente avalia se é uma mensagem que oferece algum perigo e, em menos de segundos, decide se bloqueia ou aceita a mensagem. Então o cuidado com a mensagem é fundamental.

Por que a moda?

Na verdade, a técnica não é recente. A técnica de ter o discurso para vender já é utilizada há muito tempo. O que vem sendo aprimorado é o uso dela e os momentos onde é usada. Com, por exemplo, usar o discurso para vender dentro de eventos. Por conta das inovações digitais e a necessidade de reinventar a forma de vender as técnicas vão sofrendo mutações, no intuito de melhorar os resultados e a eficiência são criadas novas formas de fazer uma coisa que já é feita há algum tempo.

Conheça as empresas do Grupo Alliance e suas soluções!