26 de junho de 2023

Sem comunicação não há liderança: os problemas gerados pela comunicação ineficaz

 

Qual o segredo de uma grande liderança? O que diferencia essas pessoas das demais em uma empresa? Existem muitos estudos e diversos entendimentos que deixam claro que não existe um único fator para responder a essas questões. Mas, com certeza, todos eles passam por uma boa comunicação.

Primeiro, é preciso entender que um grande líder não é aquele que apenas dá ordem para serem cumpridas. Trata-se de uma função que exige muito além, pois um líder tem, na realidade, papel primordial na comunicação da equipe. Por isso, saber transmitir a mensagem de modo adequado é fundamental para gerar resultados eficazes na realização de tarefas.

Existe uma conexão forte entre comunicação e liderança, tendo como base a relevância da transmissão clara e objetiva de uma mensagem. Esses são dois conceitos que devem caminhar lado a lado para que a empresa obtenha bons resultados.

“No meu entendimento, a comunicação é uma das maiores, se não a mais importante, habilidades de um líder, pois por meio dessa capacidade uma pessoa mostra quem é, o que pensa e o que sente, assim como estimula, motiva, decide, planeja, determina critérios, acompanha, conversa, faz toda a diferença na própria vida e na vida de outras pessoas que estão sob sua tutela”, explica Reinaldo Passadori, um dos maiores especialistas sobre o tema no país e CEO da Passadori Comunicação Verbal.

Assim, é importante ter em mente que essa qualidade vai muito além do simples falar. Um líder deve saber se expressar e garantir que foi compreendido, a fim de evitar problemas e ruídos na comunicação. Para isso, é preciso adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo.

“É por meio da comunicação que aprendemos, desde quando passamos a existir, o significado das coisas. Por meio da nossa intervenção no meio, externando nossos desejos e vontades, desenvolvemos nosso raciocínio, exteriorizamos nossos sentimentos, manifestamos nossa inteligência e o nosso poder de persuadir e influenciar outras pessoas”, explica Reinaldo Passadori.

Já para Paulo Ucelli, sócio da Ponto Inicial Comunicação, é a arte de saber se apresentar, falar e encantar que faz com que as pessoas se destaquem. “Quantas vezes não vemos profissionais que possuem grande qualidade técnica e uma ampla visão de negócio, mas que não conseguem se comunicar direito e ficam à sombra dos demais. Em contrapartida, existem muitas pessoas que não são tão especializadas, mas que sabem se comunicar, e com isso crescem e se destacam no mundo profissional”, explica.

“É importante ter em mente que quando se fala de comunicação relacionada à liderança, o conceito vai muito além das pessoas que são falantes e carismáticas. O bom comunicador sabe se expressar, se posicionar e apresentar suas ideias de forma que os demais concordem e sigam as diretrizes acreditando no que está sendo feito”, complementa Ucelli.

“Se observarmos bem, não há como não nos comunicarmos. Em toda hora e lugar estamos comunicando alguma coisa. Mesmo quando estamos silentes, nosso corpo, nossa expressão, nosso modo de vestir, nossa postura, nossa indumentária está transmitindo alguma informação”, explica Reinaldo Passadori.

Além da comunicação efetiva, um líder precisa estar atento a outros pontos. “Nossos comportamentos comunicam, nossos gestos comunicam, nossa voz comunica, nosso jeito de andar, de nos relacionarmos mostra muito mais do que o simples significado daquilo que falamos, além de precisarmos desenvolver habilidades específicas para o contínuo aprimoramento dessa arte, tais como dominar uma língua, a gramática, um vocabulário, um jeito de expressar a congruência do nosso corpo e da nossa fala com o conteúdo da mensagem transmitida”, complementa o CEO da Passadori.

O especialista, que trabalha a quase 50 anos com o tema, explica que “no dia a dia, notadamente na vida profissional, começamos a atuar em diversos contextos, participando de reuniões, planejando, trocando experiências, participando de treinamentos, perguntando, explicando, discutindo, trocando experiências, lidando com todo tipo de gente, por isso é fundamental se comunicar para liderar”.

Tudo isso ganha ainda mais relevância diante das rápidas transformações e tendências de uma nova consciência e da diversidade, por meio de tipos de pensamentos diferentes convivendo em harmonia em um mesmo ambiente.

“Percebemos uma nova consciência em relação ao relacionamento com outras pessoas. Tudo isso é permeado pela comunicação, pois todo ato de contato e de relacionamento exige conexão com outras pessoas. Nesse sentido, a liderança assume preponderante papel nos diversos tipos de relacionamentos”, explica Passadori.

É possível que haja pessoas que saibam se comunicar e não sejam líderes, mas é praticamente impossível haver líderes que não saibam se comunicar. Para essa função, exige-se um contínuo aprendizado de técnicas, métodos e recursos visando o aprimoramento dessa habilidade diante de inúmeros problemas que podem ser gerados por essa inaptidão.

“Os principais problemas que devem ser aperfeiçoados por um líder relacionam-se a aspectos psicológicos, tais como ansiedade e medo de falar em público, tendo no corpo alguns sintomas que demonstram esse nervosismo ou desconforto, como tremedeira, gagueira, sudorese, taquicardia e o famoso ‘branco’”, explica o especialista em comunicação verbal.

Além disso, há outras dificuldades, como a adequação da forma ao conteúdo e ajuste de vocabulário ao público-alvo. Há aqueles que falam demais (e os que falam de menos); pessoas que falam muito depressa ou muito devagar ou de forma linear; aqueles que têm uma dicção ruim; os que não fazem gestos nem olham nos olhos do interlocutor, além daquelas pessoas que são agressivas, antipáticas, com confusão mental, que se manifestam com desestruturação do pensamento ou em desconexão com o tema proposto.

Desenvolver a capacidade de comunicar com clareza, elegância, técnica e naturalidade é um poderoso recurso para um líder melhorar continuamente sua relação com o time e aumentar seu poder de influência.

Algumas qualidades relacionadas à comunicação de um líder atual perpassam por atitudes, comportamentos, crenças e valores, entre os quais destacam-se: atenção, saber ouvir, empatia, educação, respeito, flexibilidade, voz clara, assertividade, elegância, postura corporal e gestos adequados ao conteúdo e ao contexto, paciência, adequação do volume e do tom de voz, além da velocidade da fala e o uso adequado de pausas.

As ideias devem ser objetivas, apresentadas de modo simples e compreensível. Ao usar recursos audiovisuais e microfone, deve haver preparo e adequação em relação a esses recursos, além da tranquilidade e naturalidade para falar com desenvoltura e controle emocional em qualquer situação, diante de um público pequeno ou grande, seja em uma emissora de TV, em uma live sem conexão com os participantes ou diante de um presidente ou outra autoridade.

“Como sugestão para o contínuo aprimoramento, creio que tudo começa com o autoconhecimento, trazendo para a consciência as habilidades já desenvolvidas, percebendo o que de fato precisa ser aperfeiçoado. É preciso acreditar na própria capacidade de realizar tudo o que se deseja, buscar ajuda de profissionais da arte de falar por meio de mentorias ou de cursos especializados, praticando, reforçando a sua crença positiva e indo adiante, sabendo que irá errar e acertar, começando de novo e seguindo o propósito de ser um exemplo de pessoa e de profissional para os seus liderados”, finaliza Reinaldo Passadori.