26 de maio de 2022

Plano de Internacionalização pode impulsionar as empresas

 

Muitos empreendedores não sabem, mas a elaboração de um plano de internacionalização pode ser um caminho estratégico para o crescimento. Trocas comerciais que se dão em função da compra e venda de bens, produtos e serviços, se beneficiam com o atual cenário de conexão e acesso global a empresas e soluções que antes se limitavam por questões geográficas e falta de apoio a importação e exportação.

“E ao considerar uma sociedade altamente conectada onde as fronteiras geográficas não fazem mais sentido, nunca foi tão necessário para uma empresa pensar em estratégias e produtos que atendam as demandas e as necessidades do comércio exterior”, explica Benito Pedro Vieira Santos, CEO da Avante Assessoria Empresarial (empresa associada ao Grupo Alliance).

Ele complementa explicando que, além de rica, a troca entre países estimula as economias e oferece as empresas – onde quer que elas estejam, a oportunidade real de conquistar novos clientes e mercados que antes eram inalcançáveis.

E o primeiro passo para que isso aconteça é elaborar um Plano de Internacionalização, que viabiliza a exportação ou importação, através da identificação de mercados, canais de distribuição e perfis de clientes/fornecedores alinhados aos objetivos pré-estabelecidos pela empresa.

Para entender o tamanho deste mercado e sua importância, a exportação no Brasil bateu recorde em 2021. As exportações brasileiras cresceram 36% no primeiro semestre de 2021, alcançando o recorde de 136,42 bilhões*. Fator que contribui diretamente com a recuperação da economia, onde 65% das exportações concentraram-se em cinco principais parceiros comerciais: China, União Europeia, Estados Unidos, Mercosul e Japão.

Em 2020, as exportações brasileiras atingiram US$ 209,921 bilhões e as importações, US$ 158,926 bilhões. Hoje o Brasil é a 13.ª maior economia global, mas ocupa a 25.ª posição entre os exportadores mundiais de bens. Ou seja, existem muitas oportunidades e negócios a serem fechados por empresas criadas no Brasil.

Entenda um Plano de Internacionalização

“Primeiramente é importante entender o que é a internacionalização, que significa uma forma de comercializar um produto ou serviço para o exterior. Para isso é preciso desenvolver uma rede internacional, ter visibilidade além das fronteiras nacionais e buscar fechar negócios e ter um bom faturamento com parceiros de outros países”. explica Benito Pedro.

Ele complementa que: ‘da mesma forma quando criamos um negócio, realizamos um plano de negócios com os objetivos que desejamos alcançar, para isso realizamos distintas análises da situação do mercado e outros estudos necessários para que esse negócio se torne viável. A internacionalização de uma empresa requer uma estratégia bem elaborada, é preciso ter uma bússola, o roteiro para tomada de decisões importantes, como: gama de produtos a serem exportados, segmento de mercado, tipos de parceiros, apresentação do produto, política comercial, e tipo de recursos necessários, etc”.

Contudo, para conseguir esses pontos é preciso percorrer um longo caminho. O próximo passo é realizar um planejamento estratégico, ou seja, elaborar um caminho que seja viável para ter produtos ou serviços adequados e conseguir entrar em outros mercados de forma adequada.

“Não é um processo simples, porém extremamente recomendável. Hoje, temos trabalhado na Avante ações diferenciadas voltadas a este objetivo, assumindo (ou criando) o departamento de comércio exterior dos nossos clientes. Mas para isso, realizamos todas as tarefas comerciais que compreendem o estudo e prospecção de mercados, busca e seleção de agentes comerciais, distribuidores, negociação e assessoria nos trâmites administrativos”, explica Benito Pedro.

Ele conta que para iniciar esse processo será necessário seguir algumas etapas:

  • Etapa 1 – Diagnóstico da capacidade de internacionalização da empresa. A capacidade exportadora é a capacidade da empesa pensar globalmente, adaptando sua forma de gestão às exigências do mercado internacional. É nesta etapa que medimos o quanto a empresa está preparada para o processo (adiantada ou atrasada).
  • Etapa 2 – Análises e definições dos mercados alvo e elaboração do plano. Tanto para empreender como internacionalizar com sucesso, a empresa precisa oferecer um produto ou serviço competitivo que satisfaça as necessidades dos clientes estrangeiros. É nesta etapa em consonância com a empresa que selecionamos os produtos exportáveis, identificamos oportunidades, selecionamos mercados, feiras internacionais, formas de entrada, definição do perfil de parceiros, linhas de crédito para exportação, seguros de crédito para exportação, definimos investimentos, levantamento de barreiras e os riscos etc.
  • Etapa 3 – Validação: cronograma das ações e indicadores de seguimento.
  • Etapa 4 – Acompanhamento do andamento: análises mensais dos indicadores e implementação das ações corretivas.

 

Como visto, são várias etapas e muitos empresários e administradores acham complicado iniciar esse processo. Contudo, se estruturando de forma adequada para isso e sabendo utilizar os benefícios desse novo campo comercial, os resultados são expressivos, impactando diretamente o crescimento e escala do negócio a nível global.