22 de junho de 2023
O marketing digital impulsionado por influencers
Com o avanço da tecnologia e a ampliação do uso das redes sociais, temos convivido e acompanhado os influencers digitais. Observe à sua volta, há muitas pessoas em seus smartphones e, na maioria das vezes, estão acompanhando alguém que elas gostam ou com quem têm alguma afinidade
A maioria dos brasileiros verificam suas redes sociais diariamente, seja o Facebook, o Instagram, o Snapchat ou o TikTok. É assim que as pessoas se comunicam, leem as notícias, aumentam a conscientização — e fazem compras.
Portanto, não é de surpreender que as marcas estejam alocando grandes quantidades de investimento em marketing nas mídias sociais. Dentro desse gasto com anúncios, o marketing de influenciadores está em constante ascensão.
“Com o crescimento das redes sociais, o conceito de influencer digital tem se tornado mais comum. Os influencers são bons divulgadores porque estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas”, explica Rogério Passos, CEO da Link3, empresa especializada em marketing digital.
“Os seguidores confiam no influenciador e em suas indicações, pois há uma entrega de conteúdo e não só um produto, o que aumenta a consideração dos seguidores. Isso gera vendas e um marketing muito forte”, complementa.
Mas o que é um influencer?
Um influencer é uma pessoa que construiu uma audiência significativa nas redes sociais — YouTube, Instagram, TikTok, entre outras plataformas. Esses indivíduos possuem um grande poder de influência sobre o público, em razão da expertise em um determinado nicho, estilo de vida, humor ou talento. A capacidade de gerar engajamento e interação com os seguidores é o que torna o influencer uma figura tão valiosa para as marcas.
Os influencers trabalham criando conteúdo relevante e autêntico e estabelecendo conexões emocionais com seus seguidores. Eles compartilham suas experiências, opiniões, dicas e recomendações, criando um relacionamento de confiança com a audiência. Por meio de publicações patrocinadas ou de parcerias com as marcas, eles divulgam produtos e serviços de forma sutil e persuasiva, aproveitando a relação de confiança estabelecida com os seguidores.
Isso pode ser um fato importante pois, com a escolha do influencer certo, a chances de aumentar as vendas e a exposição da sua marca são altas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de contratar um profissional e avaliar diversos fatores.
Exemplos de influencers com sucesso
Diversos influencers têm se destacado por suas parcerias bem-sucedidas com marcas renomadas. Um exemplo é a influencer de moda Chiara Ferragni, que colaborou com grandes marcas, como Dior e Lancôme, impulsionando as vendas e a visibilidade dessas empresas. Outro caso de sucesso é o YouTuber e gamer PewDiePie, que trabalhou com marcas como Xbox e Ubisoft, impactando positivamente o público gamer e gerando resultados expressivos.
Como há casos de sucesso, também existem casos de insucesso no mundo dos influencers. Algumas parcerias podem não atingir os resultados esperados pela falta de alinhamento de valores, pela falta de autenticidade por parte do influencer ou até mesmo por problemas de comunicação e expectativas mal alinhadas. Assim, é fundamental aprender com essas experiências, realizar análises pós-campanhas e ajustar a estratégia para obter melhores resultados no futuro.
Como avaliar o retorno
Mensurar o retorno gerado por uma parceria com influencer é essencial para avaliar o sucesso da estratégia. As métricas podem incluir o aumento do engajamento nas redes sociais, o aumento de seguidores, o tráfego direcionado para o site da empresa, a geração de leads e até mesmo o aumento das vendas. Ferramentas de análise de dados e monitoramento das redes sociais são úteis nesse processo, permitindo uma avaliação precisa dos resultados.
“Costumo dizer que para toda ação de marketing digital, com influencer ou sem influencer, é preciso analisar os números, entendê-los e testar o máximo possível de ações para que, com isso, aumente a maturidade e expertise sobre quais ações digitais geram mais resultados para a marca”, alerta Rogério.
Como encontrar influencers e quais os custos?
Encontrar o influencer certo para promover sua marca exige pesquisa e análise criteriosa. Comece definindo o público-alvo e identificando os influencers que têm afinidade com seu nicho. Analise o engajamento, a qualidade do conteúdo, a autenticidade e a compatibilidade dos valores do influencer com os da sua marca. Utilize ferramentas de busca e plataformas especializadas para encontrar influencers relevantes e estabelecer contato direto com eles.
Existem empresas especializadas que trabalham diretamente com influenciadores, o que pode dar mais segurança na contratação, pois você estará contratando os serviços de uma empresa especializada. No entanto, nada impede que essa contratação seja feita diretamente com o próprio influencer.
Assim, para avaliar a relevância de um influenciador digital, considere três fatores principais, aspectos muito importantes antes de fechar uma parceria.
- Propriedade no assunto: o quanto o profissional é conhecido e respeitado dentro do tema.
- Engajamento: quanto seu público interage e se envolve nas publicações, comentando e referenciando o trabalho do influenciador.
- Alcance orgânico e patrocinado: quantas pessoas visualizam aquele conteúdo de forma espontânea? E quantas vieram de posts pagos?
“Casos reais também ajudam na tomada de decisão. Ao negociar com influenciadores, portanto, sempre peça exemplos e, se possível, entre em contato com as empresas para entender o retorno que obtiveram com a ação de um influenciador”, detalha o sócio da Link3.
Os custos envolvidos na contratação de um influencer variam de acordo com diversos fatores, como a relevância e o tamanho da audiência do influencer, a duração da parceria, o tipo de conteúdo a ser produzido e a plataforma utilizada. Além disso, alguns influencers podem estabelecer valores fixos para publicações patrocinadas, enquanto outros preferem negociar acordos personalizados. É importante considerar o orçamento disponível e o retorno esperado ao planejar uma estratégia com influencers.
Erros que podem ocorrer
Um alerta sobre o tema: não escolha o influenciador somente pelo número de seguidores. É muito fácil contratar alguém com milhares de seguidores, e é mais fácil ainda encontrar pessoas que compraram esses seguidores. Porém, será que essa pessoa é realmente aquela em que seu público confia?
Procure entender como o influenciador está afetando seu público e quem exatamente está sendo influenciado por ele. Um bom mídia-kit e uma análise das postagens podem ser um ótimo ponto de partida para determinar se o público do produtor de conteúdo está alinhado com a persona do seu cliente.
Um erro bastante comum nas campanhas é escolher influenciadores sem buscar conhecer mais profundamente as características e a forma de trabalho deles. Qual o nicho? Qual o histórico nas redes? Quais ideias defende? Como é a relação do influencer com os seguidores? Essas perguntas podem guiar a escolha. Mas é importante lembrar que, ao contratar um influenciador, estará contratando alguém para representar sua marca e sua visão.
Assim, ao contratar ou fazer uma ação com um influencer ou página errada, não perca tempo, crie um plano para corrigir a campanha e suspenda imediatamente a ação com o contratado. Diferentemente de mídias tradicionais, as digitais são instantâneas e podem gerar um desgaste muito grande para a sua marca.