7 de outubro de 2023
Fusão e Aquisição: duas empresas com o mesmo objetivo
Fusões e Aquisições, ou simplesmente M&A, deriva do nome em inglês Mergers and Acquisitions, e refere-se, basicamente, ao processo de combinar duas empresas – ou mais –, em um único negócio. Outra definição importante nesse contexto, e que irá ajudar os leitores no entendimento e na absorção das informações a seguir, está relacionada à diferença entre fusão e aquisição.
Ao compreender que em um processo de fusão duas empresas se unem e formam uma terceira, na aquisição, uma companhia assume o controle da outra, sendo que não há a formação de um novo negócio.
Vale ressaltar aqui também que existem, nos dois modelos, diferenças no modo como a operação é consolidada e conduzida, sendo que a aquisição exige um grande investimento inicial da empresa compradora, enquanto uma fusão pode ocorrer por meio da permuta de ações, entre outros acordos. Por esse motivo, as aquisições são bem mais comuns do que as fusões.
O objetivo de combinar dois ou mais negócios é tentar obter sinergia – o todo (nova empresa) é maior do que a soma de suas partes (as duas antigas entidades separadas).
Nas fusões, é comum observar que as transações normalmente acontecem entre duas empresas que são quase do mesmo tamanho e que reconhecem as vantagens que a outra oferece em termos de aumento de vendas, eficiência e recursos. Os termos da fusão são frequentemente amigáveis e mutuamente acordados, e as duas empresas tornam-se parceiras iguais no novo empreendimento.
Já no universo das aquisições, quando uma empresa compra outra e a inclui em suas operações, às vezes a compra é amigável e às vezes é hostil, dependendo se a empresa que está sendo adquirida acredita que é melhor ser uma unidade operacional de um empreendimento maior.
Quais métodos de avaliação de empresa são mais utilizados?
Para determinar o preço justo do seu negócio, os empresários devem utilizar a experiência de um profissional, que pode fazer uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação.
Existem muitos métodos de Valuation e a escolha da metodologia ideal para chegar a um valor real do seu negócio exige conhecimento estratégico e técnico, além do domínio do setor, do mercado e das condições na qual a empresa se encontra.
Confira, abaixo, as abordagens mais empregadas no Valuation, que são os métodos mais comuns de avaliação usados em bancos de investimento, pesquisa de patrimônio líquido, capital privado, desenvolvimento corporativo, aquisições alavancadas (LBO) e fusões e aquisições (M&A) e também os métodos que adotamos na Avante.
- Método do fluxo de caixa descontado
- Método de múltiplos de mercado
- Método do Valor de Liquidação
O Valuation influencia significativamente a tomada de decisões no mundo empresarial sob vários aspectos. Isso se evidencia ainda mais quando pensamos em empresas em processo de Fusão ou Aquisição (M&A).
O preço costuma ser um ponto de partida na discussão, um marcador comum de valor. No entanto, é apenas a ponta do iceberg. O preço baseia-se em uma base complexa de componentes, incluindo a mudança de responsabilidades pelo risco, tratamento tributário e valores intangíveis, todos os quais podem mudar drasticamente conforme uma venda é negociada.
Superando essa fase, seguimos para as etapas seguintes que compreendem: o contato inicial, a formalização da oportunidade, a negociação e o suporte comercial e financeiro. Ficou interessado e/ou deseja entender de forma aprofundada os processos que englobam a fusão e a aquisição? Entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para te orientar e auxiliar no que for necessário.
Rubens Souza é assessor especialista em controladoria na Avante Assessoria Empresarial, empresa associada ao Grupo Alliance.
Relacionados