
12 de setembro de 2023
Conselho de medicina atualiza regras para publicidade
No último dia 12 de setembro o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as regras para publicidade na área médica e com isso agora muitos profissionais e clínicas poderão utilizar as redes sociais e meios digitais para divulgar seus serviços, mas com tanto que sigam algumas regras.
Por exemplo, a partir de agora fica permitido que o médico ou clínica divulguem seus trabalhos nas redes sociais, façam publicidade de equipamentos disponibilizados em seu local de trabalho e, em caráter educativo, utilize imagens de seus pacientes ou de banco de fotos. Entenda abaixo esse e outros pontos relacionado à publicidade:
Uso de imagens de pacientes
A divulgação da imagem de pacientes deverá ter relação com o registro médico do profissional e o acompanhamento de um texto didático que inclua as indicações e contraindicações terapêuticas. Além disso, a imagem não poderá revelar a identidade do paciente ou passar por alterações ou aprimoramento.
Fotos e Depoimentos
Uma das grandes novidades é a permissão para publicar fotos de “antes e depois” de procedimentos, desde que em caráter educativo. Além disso, depoimentos de pacientes podem ser utilizados, abrindo um canal direto de confiança com potenciais pacientes.
Gravação de procedimentos médicos
Ainda de acordo a nova resolução da CFM, está proibida a gravação de procedimentos médicos por terceiros, salvo durante o parto. Apesar disso, a Resolução 2.336/23 permite que médicos gravem seus procedimentos como peças de divulgação, seguindo devidamente os critérios éticos estabelecidos.
Cursos
O médico também pode organizar cursos e grupos de trabalho educativos para leigos, anunciando seus valores. O que continua proibido é a realização de consultas em grupo, assim como o repasse de informações que levem ao diagnóstico, procedimento ou prognóstico.
Outras permissões:
- Promoção de seus serviços médicos através das redes sociais,
- Divulgação de preços para consultas
- Realização de campanhas promocionais
- Investimentos em empreendimentos não relacionados à área médica
Restrições:
Algumas continuam valendo algumas restrições que foram reforçadas. É fundamental que os profissionais não divulguem tratamentos sem serem especialistas na área e evitem qualquer forma de propaganda enganosa.
As mudanças foram publicadas hoje no diário oficial dia 13 de setembro, ou seja, os profissionais já podem começar a usufruir das novas normas. Ter um profissional qualificado que possa orientar e conhecer o publico e as redes é fundamental nessa nova jornada.
Rogério Passos, especialista em marketing digital e redes sociais e CEO da Agência Link3, empresa associada ao Grupo Alliance, formado em Publicidade e Propaganda.
Relacionados