28 de agosto de 2013

Você sabe do que uma marca é capaz?

 

Muito se fala em marca, ou identidade visual, ou logomarca. Mas você sabe do que ela é capaz? Ou até sobre a importância da marca para a sua empresa, produto ou serviço?

Ela está presente em todos os setores de nossa vida atual. Desde a roupa que usamos até a comida que ingerimos. Elas são capazes de nos orientar no que usar, vestir, comer, viver !!

 

Mas para entender um pouco mais sobre sua importância, vamos desvendar um pouco sobre sua história. Aonde se iniciou o entendimento do que é marca. Para que ela servia.

Claro que podemos exemplificar “marca” desde os primórdios da Idade da Pedra. Onde vestígios de “assinaturas” foram descobertos em fragmentos de utensílios de barros. Porém, o uso da marca na prática de identificação, pode ser atrelado na antiguidade com escultores e artistas plásticos que assinavam seus trabalhos.

Mas realmente, o sentido moderno da marca teve origem na Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVII, através de técnicas de promoção de vendas que determinavam a importância na seleção de nomes e marcas reconhecidas. O grande intuito era chamar a atenção, o mercado já se mostrava competitivo. Nos EUA, fábricas de remédios populares foram os precursores e posteriormente a guerra civil, fabricantes de alimentos e bebidas.

Por volta de 1890, a grande maioria dos países industrializados já possuía uma legislação de proteção de marcas e propriedade.

Com a produção em massa e os meios de comunicação, a identificação de seus produtos através da marca, tornou-se crucial o seu uso.

A marca tem, hoje, papel fundamental na decisão de compra.

Ela é capaz de oferecer uma série de vantagens, como:

– Identificar a origem do produto, e assim proteger o consumidor;

– Facilitar a compra e reduzir o tempo de decisão;

– Conferir status;

– Estimular a compra repetitiva;

– Diferenciar, identificar e localizar seu produto;

Por essas e outras razões, ao se escolher ou criar uma marca devemos ter muito cuidado e estudo. Entender seu público alvo , aplicar conhecimentos sobre design e simbologias, pesquisar são passos importantes para a formação de uma identidade. Claro que para que uma marca se consolide, o investimento financeiro é determinante.

Entenda, uma marca não se faz sozinha, mas também não se mantém sem recursos. Ser fiel a marca, deve ser uma constância, tanto para quem a produz, quanto para quem a consome.