16 de agosto de 2018
Terceirização de portaria: saiba como funciona e quais os benefícios
A necessidade de manter uma recepção organizada para receber clientes pode fazer com que sua empresa deixe de lado sua especialidade. Para facilitar a contratação e treinamento de profissionais para atender suas necessidades, existe o serviço de terceirização de portaria.
Para saber como funciona e como contratar a terceirização de serviços para a portaria da sua empresa, continue lendo este artigo. Separamos as principais informações sobre o assunto especialmente para você! Vamos lá?
Como funciona a terceirização de portaria?
Com a terceirização de portaria, a empresa contratada lida com todas as burocracias referentes à seleção, contratação e treinamento dos funcionários. A empresa contratante só precisa informar suas necessidades e usufruir de um serviço especializado.
A contratação deve prever todas as exigências mínimas em termos de qualidade da prestação de serviços. Assim, será possível verificar o desempenho da empresa contratada e seus funcionários ao longo da prestação dos serviços.
No momento de selecionar as empresas é importante ficar atento à reputação da terceirizada, se ela paga corretamente os salários e cumpre as normas de segurança e medicina do trabalho. É importante ter em mente que nem sempre a proposta de menor valor é a melhor proposta.
Como terceirizar a portaria da empresa?
Para deixar de ter empregados próprios atendendo na recepção, busque por empresas qualificadas e apresente suas necessidades para receber uma proposta de trabalho. Alguns itens interessantes a se pensar:
- quantidade de funcionários que precisam estar na portaria;
- quais são as atribuições dos funcionários, como cadastramento de visitantes, recepção de encomendas, entre outros;
- horário de funcionamento da portaria;
- tipo de vestimenta exigido para o trabalho;
- perfil desejado dos profissionais.
Quais as vantagens da terceirização de portaria?
Terceirizar o atendimento na recepção traz diversas vantagens para sua empresa, como:
- contar com a prestação de serviços especializada;
- profissionais bem treinados;
- não tem necessidade de se preocupar com a substituição de funcionários em férias e licenças;
- centralização da gestão de pessoal;
- redução das necessidades de recrutamento e seleção;
- redução de custos com folha de pagamento;
- mitigação de riscos trabalhistas;
- suporte completo fornecido pela empresa terceirizada.
Quais cuidados tomar?
Para que a terceirização seja bem-sucedida é importante pesquisar sobre o prestígio da empresa prestadora de serviços no mercado. Isso porque, caso a empresa prestadora de serviços não cumpra com seus compromissos, a empresa tomadora de serviços pode ser considerada responsável pelo pagamento do salário e encargos trabalhistas.
Além de tomar as devidas cautelas antes da contratação, é interessante manter um acompanhamento durante o processo. Empresas sérias fornecem relatórios e comprovantes de regularidade de forma periódica.
A necessidade de fiscalizar o cumprimento das normas pela terceirizada não chega nem perto de todo o trabalho que seria necessário para manter os funcionários. Nesse sentido, ainda compensa muito realizar a transferência das responsabilidades pela portaria a uma empresa especializada.
A terceirização de portaria pode ser um caminho para aumentar a eficiência e reduzir os custos da recepção de sua empresa. Antes de escolher uma empresa para a prestação dos serviços, tenha em mente os requisitos para a contratação e faça uma busca por indicações seguras.
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