19 de março de 2021

A imagem da empresa a partir da sua marca

 

A empresa é constituída por um conjunto de bens tangíveis e intangível, os quais permitem a sua operacionalização e a sua identificação no mercado, mais precisamente ao consumidor dos seus produtos ou serviços.

Para ser identificada, a empresa precisa criar uma marca a qual será o carro chefe de reconhecimento mercadológico, com função de materializar a imagem do produto, do serviço ou até da própria companhia.

A construção de uma marca exige avaliação de mercado, de concorrência, de característica do produto ou serviço que será identificado com a mesma, de estudo de marketing, de questões legais e inclusive sanitárias, a depender do segmento de atuação da empresa. Portanto, trata-se de um sistema complexo alcançando profissionais de diferentes áreas.

A marca forma a imagem da empresa que por sua vez, agrega valor vinculando-o ao consumidor final, ou seja, o que faz uma pessoa desejar determinado produto identificado por determinada marca – muitas vezes alocada no status de “grife”?

Neste sentido, a empresa deve buscar por diferentes mecanismos para proteger  a marca, revestido a sua imagem de total segurança.

Porém, para muitas empresas, a depender do seu tamanho, estrutura, segmento mercadológico, o desafio de manter esta segurança não é tão simples assim, já  que há diferentes caminhos a percorrer.

Ao escolher uma marca e revesti-la com o design apropriado ao produto ou serviço que irá identificar, a primeira providência a ser adotada pela empresa é o seu registro.

Neste sentido, a assessoria de um bom escritório é essencial, pois vários estudos devem ser realizados quanto a possibilidade de registro da marca escolhida, análise de anterioridades, análise de formação da marca, correta classificação de acordo com o segmento empresarial, dentre outras questões processuais.

A adoção de uma marca adequada ao segmento da empresa, a construção estruturada de marketing, a sua proteção legal,  são fatores relevantes que geram vantagens mercadológicas e impulsionam os resultados pretendidos pela empresa.

Como nos ensina Philip Kothler “não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles“. Assim, esta imagem é decorrente de uma marca forte, regularmente protegida.

A força de uma marca é formada por diferentes fatores, sendo um deles a busca e a obtenção pela empresa da sua regularidade legal a partir do registro, o que garante o direito de uso e exploração exclusivo no segmento mercadológico de circulação daquele nome.

A partir deste registro, a empresa obtém como regra legal, o direito de uso e exploração da marca com exclusividade, permitindo o controle concorrencial e aproveitamento indevido não só da marca, mas cumulativamente, da imagem produzida pela mesma.

Com o mercado consumidor extremamente competitivo, a cópia indevida de marcas são situações rotineiras e a empresa titular da mesma consegue adotar medidas coibitivas em relação a concorrência desleal, somente se deter o registro concedido da sua marca.

Portanto, o registro da marca trata-se de uma segurança imprescindível à empresa, o que alcança a sua imagem, bem como, a proteção do consumidor final, sendo fator de destaque na gestão da mesma.

Para o controle da concorrência desleal é fundamental que a marca seja revestida de registro concedido, pois o título outorgado pelo Estado é que garante a exclusividade de exploração do respectivo nome, diferenciando-o dos concorrentes e isolando-o no mercado. Automaticamente, a imagem construída a partir da marca registrada abriga-se no mesmo estado de segurança legal, dotada de direitos para investida contra terceiros que venham prejudicá-las (marca e respectiva imagem) no mercado consumidor.

Diferentes os mecanismos legais de proteção de uma marca e a sua respectiva imagem contra terceiros que indevidamente venham copiar o nome, tendo-se como referências ações de abstenção de uso de marca cumulada com reparação de danos materiais e morais, tutelas de urgências (incluindo aqui busca e apreensão), dentre outras.

Rosa Maria Sborgia – Sócia da Bicudo e Sborgia Marcas e Patentes (www.bicudo.com.br)