12 de novembro de 2024

Motivos para contratar uma auditoria externa

 

Sob o ponto de vista da comunicação oral e escrita, a linguística estuda a linguagem humana objetivando explicar os mais diferentes padrões gramaticais existentes. Já a historiografia linguística tem como objeto os processos de produção delas decorrentes.

Quando tento estabelecer uma conexão entre essas áreas próximas e complementares, encontro na origem da palavra “auditor”, do inglês “to audit”, bem como do latim “audire”, aditivos justapostos que traduzem substancialmente a nossa profissão. Enquanto na língua inglesa a palavra significa “examinar, corrigir, certificar ”, no latim a tradução revela uma das mais apreciáveis virtudes da natureza humana: “aquele que ouve.” Essa é a síntese que quase resume a totalidade do nosso trabalho, “ouvir, examinar, corrigir e certificar. ”

Auditoria, portanto, sendo ela portadora de todo um arcabouço de conhecimento técnico examinatório e de um manancial de ideias para correção de prumo e rumo, nos dias atuais faz-se necessário a sua ação em todas as empresas de pequeno, médio e grande porte.

Incrementos da era digital, dinamizando o fluxo de informação em regime full time, normas de compliance, contábeis, compreensão de regulamentos, adequação às leis e exigências cada vez mais prementes do mercado, faz de uma auditoria externa o único caminho para se tornar competitivo à luz da dinâmica dos negócios.

O constante aceleramento da era tecnológica com consequente ressonância na compreensão de legislações das mais diferentes áreas, como tributária, trabalhista, societária e contábeis, completam esse processo e fixa de maneira sólida e inarredável essa convicção. Empresas de diferentes áreas de atividades são possuidoras de quadros internos de auditorias.

Porém, em parcela significativa, seus administradores desconhecem amplamente a sinergia de atuação, o approach e a expertise da profissão. A independência é a mais completa tradução de isenção. Aliado a isso, a integralidade de conhecimento do campo de ação, adicionado ao completo domínio das complexidades que sempre advém, fazem dos auditores independentes o agente portador do savoir-faire necessário para que as ferramentas apropriadas e adequadas sejam usadas com o objetivo de chegar ao nível desejado de compliance às práticas corporativas. As diversas regulamentações que regem as atividades de diferentes setores, constantemente fiscalizadas e autuadas por órgãos reguladores, são os constantes demonstrativos de atuação por parte das unidades de controle.

Auxiliar o administrador/gestor no alcance de objetivos estratégicos com a melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento e de governança corporativa, bem como a adoção sistemática de melhorias na eficiência, efetividade e economicidade dos processos, adequando-os à regulamentação vigente, pode ser o primeiro passo.

Ser auditado por uma auditoria externa composta por profissionais com reconhecido background, conhecedores profundos da legislação vigente, detentores das melhores ferramentas para atingir todos os objetivos traçados, é o passo certeiro e definitivo. O administrador que assim o faz, além de atingir resultados e metas através de uma abordagem sistêmica, estará demonstrando ao mercado seu zelo pelas regras, normas e regulamentos.

Apenas um auditor externo, municiado pela mais absoluta isenção analítica das atividades e ações de uma empresa, garantindo a conformidade da organização dos processos, poderá promover as necessárias e substanciais melhorias no plano estrutural e de estratégia de gestão. Para que todos esses corretivos e ingredientes de controle e execução sejam alcançados com a amplitude desejada, se fará necessário a contratação de uma empresa de auditoria adequadamente habilitada e possuidora de credenciais nos respectivos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) e aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Organização de grande porte, sociedade de capital aberto, fundo de investimento, entre outros, a empresa de auditoria deverá ser devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por fim, faz-se necessário sempre lembrar: “empresa auditada é sinônimo de empresa transparente. ”

José Augusto Barbosa – especialista em auditoria e sócio da Audcorp Auditoria empresa associada ao Grupo Alliance