2 de fevereiro de 2024

E-commerce com gestão integrada é garantia de sucesso a longo prazo

 

No último ano, o número de acesso ao e-commerce no Brasil chegou à marca dos 26,1 bilhões de visitas: Mercado Livre (29,8%); Amazon (12,8%) e, Americanas (11,9%) foram os líderes no ranking. Sendo os setores de, presente, moda e relógio, os segmentos que mais cresceram. Quando falamos de canais, os celulares representam 52% dos acessos, confirmando a importância de uma gestão integrada para uma melhor experiência do usuário. 

Pois, segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil, a tendência é que, devido aos avanços da internet no país, haja um crescimento de 5% nos acessos pelo canal, resultando diretamente no faturamento das empresas.

Em 2021, por exemplo, a Cheftime, startup integrada ao Grupo Pão de Açúcar e parceria da ALFA Sistemas de Gestão, teve um crescimento de 400% nas vendas. A empresa fornece kits gastronômicos para o preparo de receitas assinadas por chefs de cozinha.

Patrica Kadri, gerente operacional, revela quais os desafios encontrados com a expansão: “Tínhamos uma demanda de precisão muito grande dos controles seja pela demanda dos pedidos, pelo controle operacional produtivo, pelo controle das demandas de insumo para o departamento de compras, como também um controle preciso de estoque e expedição de todo o processo fabril.”

Como resultado da implantação das soluções sob medida SAP Business One, o e-commerce encontrou um sistema consolidado para o controle da alta demanda. “O SAP Business One permitiu que todo o time gerencial falasse a mesma língua e tivéssemos informações muito mais assertivas do fluxo como um todo, do início ao fim. E evitar o desperdício e descartes de materiais.”, encerra Nathalia Saraiva, CFO.

Portanto, ao longo deste artigo falarei mais sobre como os e-commerces podem conquistar vantagem competitiva e assim como a Cheftime, se preparar para o futuro unindo a inteligência varejista com a gestão integrada SAP Business One.

71% dos brasileiros preferem os e-commerces

Os hábitos de consumo mudaram e, diariamente, as lojas on-line enfrentam um grande desafio: com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo dentro e fora da internet, como manter vantagem sobre a concorrência e ganhar a atenção dos consumidores?

Quer um exemplo? Antes de parar para ler este artigo, quantas vezes você checou a caixa de e-mail? E enquanto lê, quantas outras precisou parar, devido a uma nova notificação?

Esse é o nosso mundo atual. Um mundo onde estamos conectados a várias ferramentas, absorvendo diversas informações de forma simultânea, e no e-commerce não existem diferenças.

Afinal, antes de realizar uma compra, você acessa diferentes sites até decidir por aquele que atende suas expectativas, seja pelo custo-benefício, atendimento, entrega, ou tudo isso junto. 

Assim, para auxiliar e-commerces a manter um passo à frente, incentivando-os a buscar por inovações que respondam às suas necessidades, investir em gestão integrada é o primeiro passo para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e permanecer em destaque perante à concorrência.

Por exemplo, em um estudo feito pelo NielsenIQ, 53% dos consumidores globais preferem comprar pelos e-commerces. No Brasil, o número saltou para 71%. Como resultado, em 2020, 17 milhões de novos e-commerces foram criados no país, sendo as categorias:

  • Cuidados Pessoais
  • Bebês
  • Casa
  • Moda
  • Alimentos e 
  • Bebidas 

Os setores que mais cresceram. Além disso, cerca de 121 mil novas empresas de pequeno porte, com até 100 funcionários, ou faturamento de R$ 5 milhões, foram criadas no mesmo ano, segundo dados do Sebrae. 

SAP Business One é inteligência de negócio

A preferência dos consumidores pelos e-commerces se baseia em três pilares:

  • Liberdade de navegação
  • Praticidade no pagamento
  • Facilidade na entrega

Porém, se não houver objetivo, análise de negócio e estratégia de nada adianta tais informações, bem como a implantação de uma gestão integrada. Afinal, a função do ERP é simplificar dados brutos em informações relevantes para auxiliá-lo em suas decisões.

Por exemplo, uma das funções do SAP Business One é garantir a relevância do seu negócio ao mercado. Por isso, darei algumas dicas de como sua empresa pode unir a inteligência do SAP Business One à inteligência do e-commerce.

  • Conheça seu cliente

Com SAP Business One você integra ferramentas utilizadas pelo comercial e marketing para entender o comportamento do consumidor.

Por exemplo, quanto tempo o consumidor leva para analisar seu produto antes de colocá-lo no carrinho? Quais informações ele avalia? Em quais etapas ele desiste da compra? E ainda, saiba os horários e os locais de acesso, informações sociodemográficas, e muito mais.

  • O e-commerce é uma vitrine

Atualizou o estoque? O consumidor precisa saber disso. Após incluir os novos produtos no ERP, certifique-se que eles também estarão na home do seu e-commerce. Se preferir, faça a troca semanalmente. O objetivo é que o consumidor sempre encontre novidades

  • Treine seus funcionários

A ALFA Sistemas de Gestão está com uma novidade, o ALFA BI Analytics. Uma plataforma que une o sistema SAP ao Power BI. O ALFA BI Analytics entrega uma visão detalhada da performance dos colaboradores, dessa forma, você mensura o desempenho da equipe e fornece suporte aos ofensores.

  • Compartilhe resultados

Um dos inúmeros benefícios do SAP Business One é a integração de todas as áreas do e-commerce numa única plataforma. Entretanto, as informações são restritas a um número específico de colaboradores, sendo assim, comunique a todos quais os resultados alcançados sejam eles positivos ou não.

Valorize a jornada do cliente com SAP Business One

A jornada do cliente começa na navegação, mas a do e-commerce é desde o planejamento. Portanto, investir em SAP Business One é a maneira mais assertiva para o seu negócio colaborar com uma jornada positiva do consumidor.

  • 40% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para realizar pagamentos, incluindo PIX
  • Frete grátis influencia a compra de 47% dos brasileiros 
  • 35,4% das vendas dos e-commerces são bens de consumo, por exemplo, eletrodomésticos e eletrônicos

Sendo assim, concluímos que o novo consumidor está mais exigente quanto à praticidade e economia de tempo, por isso ao investir em gestão integrada, você entrega ao consumidor exatamente o que ele busca: agilidade para encontrar, pagar e receber o produto.

Portanto, para melhorar a experiência do cliente, resultando no crescimento exponencial do seu e-commerce, implantar SAP Business One é a maneira mais inteligente, lucrativa e com baixo custo de fazê-lo.

Fale com nossos especialistas e saiba como a ALFA Sistemas de Gestão pode contribuir com sua ascensão.

Como anda a gestão do seu e-commmerce? Me conte nos comentários!