25 de novembro de 2020
Conheça caminhos para uma empresa não morrer precocemente
Boa parte da população brasileira é empreendedora, como comprovam os dados, anualmente são 130 mil novas empresas registradas apenas no Estado de São Paulo, segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Contudo, quando se analisa se a população sabe ser empreendedor, a análise se inverte, sendo que aproximadamente 29% das empresas não passam do primeiro ano de funcionamento e 56% não completam o quinto ano.
Mas o que levam a esses dados assustadores, muitos fatores, como a falta de planejamento, problema na montagem de equipe, falta de gestão financeira, dentre outros. Como pode ver, basicamente esses motivos passam por deficiências do empreendedor, que possui suas habilidades pouco desenvolvidas.
Por mais que empreender seja arriscar, para ter sucesso é preciso buscar planejamento, implantações de ações corretas, saber realizar mensuração e buscar capacitação, se adequando aos estágios de crescimento do negócio.
Partir para aventura de empreender sem estratégias e planejamento é igual partir de uma primeira corrida para já correr uma maratona, as possibilidades de finalizar a prova são mínimas, e a chance de ter um acidente são muito grandes.
Assim, os dados apontam que a falta de preparo leva ao fechamento dos negócios, e isso é comprovado por estudos realizados pelo Sebrae, que apontam o despreparo existente na hora de abrir a empresa, veja alguns pontos de destaques negativos:
- Parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado
- Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa
- Os empreendedores não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes
- Outro ponto de destaque de desconhecimento é não saber o capital de giro necessário para abrir o negócio
- Não se tem uma análise do número de concorrentes existentes
- São se conhece a melhor localização para o negócio
O cenário é preocupante para a empresa que não se prepara e não busca dados de mercado para análise de seus negócios, e essas informações são imprescindíveis. Quanto maior o tempo planejando e obtendo conteúdos sobre o mercado, maiores as chances de acertos nas decisões e as chances de sucesso.
Exemplo são as áreas de vendas e marketing, não adianta ter o melhor produto ou serviço se o público-alvo não tem conhecimento disso. Assim, ter um plano comercial e de marketing não é uma alternativa, é uma obrigação.
Nenhum empreendedor está livre dos riscos inerentes ao mercado, mas existem os que estão mais protegidos e preparados, assim a orientação é que se tenha planejamento, ações efetivamente implantadas, mensuração de resultados e capacitação do time. Isso com certeza aumenta a chance de sucesso.
*Luciano Giarrochi Fernandes – CEO da Itibam Business, especialista em Vendas Consultivas B2B e planejamento empresaria e comercial
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