30 de janeiro de 2020
5 dicas de vendas para sua empresa crescer em 2020
Os ânimos e a expectativa para 2020 bom são grandes. O empresariado está certo de que o crescimento será retomado e os números relativos à economia também condizem com esse sentimento.
“Os empresários e gestores estão otimistas para 2020, o que é positivo. Contudo, para aproveitar essa melhoria dos ânimos é preciso se preparar e criar estratégias, e isso passa pela necessidade das organizações se estruturarem para vender”, analisa o CEO da Itibam Business, Luciano Giarrochi.
Para aproveitar melhor esse período e explicar o caminho para os leitores do site do Grupo Alliance, a Itibam desenvolveu cinco dicas de vendas para as empresas aproveitarem o momento:
- Saiba onde quer chegar – é preciso planejamento, definir a estratégia, analisar o mercado, projetar resultado, estudar números e desenhar o futuro. Quanto mais subsídios a área comercial tiver, melhores serão os resultados;
- Tenha controle – uma área comercial precisa necessariamente ter métricas e indicadores. É muito comum encontrarmos operações comerciais onde nada é medido, somente quantos negócios foram fechados. Mas é preciso ir além, um exemplo é o varejo, que deve analisar quantos clientes entraram na loja, ou quantas vezes o telefone tocou. Já em uma operação B2B podem ser controlados, dentre outros pontos, quantidade de novos clientes abertos, quantas reuniões realizadas, dentre outros pontos.
- Tenha a gestão da área – é preciso que o responsável pela área comercial esteja perto de sua equipe, é hora de fazer o corpo a corpo com a equipe comercial. Tendo o planejamento, a métrica e os indicadores é preciso acompanhar a execução das ações do time bem de perto. Corrigindo a rota rápido em caso de necessidade.
- Capacite seu time – muitas empresas não dão valor a capacitação, mas esse é o elemento primordial para qualquer área comercial. Lembrando que a capacitação não deve ser só em relação ao produto ou serviço oferecido. É preciso desenvolver pontos como técnicas de vendas e comportamento. Um fato é certo, conhecer o que se vende é primordial, mas o que realmente venderá é o comportamento do vendedor.
- Cuide do seu cliente – o pós-vendas é essencial em qualquer negócio. O problema é que muitas vezes as empresas confundem essa ação com o suporte ao cliente, que ocorre quando o cliente tem um problema. Pós-venda não é resolver problemas. Até pelo fato de que se você cuidar do cliente, a chance de problemas será muito menor. Você certifica que ele está tendo resultado com seu produto ou serviço, que ele está usando e que está realmente satisfeito.
Apesar das orientações, o CEO da Itibam alerta que é preciso cuidado nesse momento, pois em período de retomadas, por mais que tudo pareça promissor e positivo, existem riscos escondidos por trás da falta de planejamento.
“Nesse período as empresas devem tomar cuidado principalmente com o volume. Quando o mercado fica aquecido pode acontecer de aparecerem muitas oportunidades, o que geram muitas questões, exemplo é a necessidade de analisar a capacidade de entrega”, analisa o CEO da Itibam.
Outros pontos que ele destaca é que não se pode querer atender tudo e todos. Também é comum que nessa hora não se tenha métricas de análise e não se faz o que tem que ser feito por conta do volume alto de pedidos de propostas. Esses fatos escondem armadilhas que podem prejudicar os negócios. “Organização é a palavra central nessa hora”, finaliza Luciano Giarrochi.
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