27 de março de 2017

Terceirização de serviços – A alternativa em tempos de crise

 

Terceirização de serviços – A alternativa em tempos de crise

Evitar riscos na contratação de funcionários desqualificados, ou com desvio de função, pode evitar insegurança e despesas, sendo uma das principais vantagens da terceirização de serviços.

Em período de crise, é necessário avaliar todas as possibilidades e ferramentas que o mercado oferece para baixar os custos da uma empresa. Não adianta mais tratar as finanças com amadorismo, assim, a alternativa de terceirização de serviços deve ser  levado em consideração.

“A decisão vai muito além dos custos, sendo uma das principais vantagens da terceirização de serviços o fato da contratante da mão-de-obra conseguir focar seus esforços no core business da empresa, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviços”, conta o diretor de operações da GB Serviços, Geraldino Borba da GB Serviços Profissionais.

Segundo Borba, os responsáveis pela gestão financeira têm encontrado medidas paliativas, como a informalidade, mas que não eliminam o acúmulo de obrigações, muitas vezes oculto.

“Trabalhar com funcionários sem registro ou sem garantia de procedência pode oferecer a empresa riscos permanentes e inviabilizar suas contas em um futuro muito próximo”, disse.

O diretor da GB Serviços elencou alguns dos benefícios que ele observa no processo de terceirização:

  • Redução de Custo;
  • Eliminação de Vinculo Trabalhista;
  • Gerenciamento de Mão de Obra;
  • Recrutamento e Seleção de pessoal;
  • Treinamento Técnico e Comportamental;
  • Cobertura em caso de férias ou afastamento médico;
  • Eliminação de custo imobilizado;
  • Cobertura e substituição de funcionários em até duas horas.

Os custos da mão de obra devem ser eliminados diretamente. De acordo com o diretor, a estrutura administrativa das empresas não oferece departamento ou setores especializados na operação de uma equipe própria de segurança ou limpeza, vindo a comprometer a qualidade oferecida, e com um alto custo se contabilizar as despesas visíveis e invisíveis.

Borba afirma que hoje o grande mercado vem buscando alternativas junto as empresas de terceirização qualificadas e especializadas na mão de obra.

“Na GB tratamos o assunto de forma muito séria, sendo necessários processos de seleção, treinamentos e capacitação dos profissionais, com revisões periódicas, além disso se busca segurança avaliando antecedentes de todos.

Mais importante é que possuímos uma estrutura que permite reposição sempre que necessário”.

Isso mostra como esse tema deve ser tratado de forma profissional e não amadora, o risco da empresa errar na contratação de funcionários desqualificados, ou com desvio de função, traz insegurança e despesas, o que no atual momento se torna inaceitável.