
9 de fevereiro de 2022
Como vencer a guerra contra ligações indesejadas de telemarketing
Dificilmente se encontra uma pessoa que não reclama do excesso de ligações que recebem de telemarketing. Esse problema ocasiona grandes transtornos, principalmente quando toca o telefone dezenas de vezes por dia em uma semana, com chamadas que podem começar antes das 8 horas da manhã e pode seguir até a noite e não respeitando nem feriados. Mas, o que fazer nessa situação.
Hoje se tem uma lei muito séria sobre o tema, que é a chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), contudo, essa lei ainda não está em plena aplicação. Sendo que a maioria dessas ligações são de empresas de telemarketing que não respeitam o consumidor e que muitas vezes obtém cadastros irregulares de consumidores, fazendo ligações abusivas.
Lógico que existem empresas sérias que fazem esse tipo de contato e, infelizmente, essas pagam o preço das empresas que não seguem as regras, sendo malvista também. Fato é que cada vez é mais comum ligações do tipo: “Por favor, gostaria de falar com o Fulano”. “Quem é Fulano? Não tem ninguém com esse nome”, ou seja, nem o cadastro de nome está correto.
São muitos os casos, como operadoras com planos promocionais, bancos oferecendo empréstimos, imobiliárias avisando sobre uma nova oportunidade e por aí vai. Importante ter em mente que quando empresas de telemarketing que não tem relação com você fazem contato, essas não estão seguindo o que a lei determina.
Infelizmente tornou-se um pesadelo para os consumidores, devido ao bombardeio de ligações de telemarketing, muitas vezes até desrespeitosos. Importante ter em mente que essa é uma guerra com um exército de robôs que ligam muitas vezes sem ter quem possa falar.
Como combater
Mas, por mais que pareça impossível, o consumidor tem algumas armas para se preparar e vencer definitivamente esse problema. O primeiro passo é o básico: cuidado ao passar seu contato. As armadilhas estão por aí, para qualquer cadastro, seja online ou offline as pessoas pedem seu número de telefone.
Muito cuidado e só passe em caso de real necessidade. Também é importante ter em mente que a empresa tem que deixar bem claro qual a finalidade de se passar essa informação e qual será o uso.
Outro caminho é que bloqueie o número do celular do qual recebeu ligações indesejadas. Muitos modelos já possuem nativamente sistemas de bloqueio de chamadas. O problema é que você precisa cadastrar número por número. Por isso só essa ação não resolve, pois os robôs mudam os números das chamadas muitas vezes.
Ponto interessante é que existem aplicativos para poder fazer esse bloqueio. Os mais avançados conseguem identificar quem está ligando, mesmo que o número seja desconhecido. Isso evita que precise atender para descobrir do que se trata. Mas, cuidado antes de baixar um aplicativo, só use os de lojas oficiais e pesquise a reputação do programa.
Também é interessante sempre deixar claro que não deseja receber esse tipo de ligação quando as atender. Se tudo que foi passado acima não adiantar, recorra ao direito do consumidor para o bloqueio
Cada estado tem seu próprio Procon. Verifique se o que atende a sua região possui sistema de bloqueio de chamadas de telemarketing. Se sim, entre no site e cadastre seu número de telefone. Isso faz com que as empresas sejam acionadas e tenham até 30 dias para parar de ligar.
Por fim, existe o caminho da lei, com ações judiciais. Existem diversos casos de empresas que fizeram essas ligações em excessos e que tiveram que pagar indenizações por danos morais. Contudo, para evitar situações assim, comece pelo básico: bloqueie o número.
Mas, nem todas as empresas de telemarketing desrespeitam a privacidade do consumidor, a Morais Advogados Associados a 38 anos no mercado, atuando como escritório jurídico e com um call center de recuperação de crédito, usando a maior moderna tecnologia, sempre negociou os créditos dos seus clientes de acordo com o Código do Consumidor, a normas do Procon e monitorando todas as suas ligações de cobrança. Isso é usado para que o negociador ou mesmo o robô não efetue inúmeras ligações no mesmo dia, também se respeita sempre o horário comercial, usando o cadastro de contato autorizado pelo consumidor no contrato feito como o credor.
Afonso Morais, sócio fundador e CEO da Morais Advogados Associados e Especialista em Recuperação de Crédito e Fraudes Digitais
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