17 de maio de 2018

Entenda como analisar e conhecer os concorrentes da sua empresa

 

Um dos grandes desafios para sobreviver em mercados altamente competitivos é saber lidar com a concorrência. Conhecer os concorrentes e suas principais características, bem como saber quais as possibilidades de destaque são capacidades que toda empresa deve dominar.

Como identificar os concorrentes? O que é preciso ser levado em consideração na avaliação da concorrência? Quais informações são importantes para conhecer melhor os competidores? Aprenda como utilizar o conhecimento sobre a concorrência ao seu favor com as dicas que separamos abaixo!

Identifique a concorrência

Como saber se uma empresa é sua concorrente? A resposta não é tão óbvia quanto parece. Empresas com o mesmo segmento de atuação podem não ser, obrigatoriamente, concorrentes entre si. Isso porque o que realmente importa é similitude de clientes e objetivos.

Uma boa estratégia para identificar seus concorrentes é perguntar aos clientes e fornecedores quais empresas eles percebem como semelhantes à sua. Além disso, pesquisar o mercado por meio da internet e dos anúncios é um método eficiente para mapear quem quer alcançar os mesmos clientes.

Avalie a atuação

A análise da concorrência é fundamental para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing. Para ter uma avaliação mais especializada, a empresa pode contar com um serviço de assessoria para fazer um levantamento das informações que serão analisadas. Deve-se buscar a maior quantidade de dados possíveis para identificar os objetivos atuais e futuros dos concorrentes.

Nesse momento, é importante verificar quais são os pontos fortes da atuação das outras empresas que podem consistir em uma ameaça para seu negócio. Contratar uma consultoria para implementar mudanças estratégicas e diminuir os pontos fracos pode ser relevante. Além disso, é importante mapear os pontos fracos da concorrência, que podem ser indicativos de boas oportunidades para a expansão de sua atuação.

Aprenda com os concorrentes

Observe atentamente aquilo que os concorrentes fazem. Descubra quais serão as tendências do mercado, quais estratégias são mais acertadas e em quais novos negócios pode ser interessante investir. Assim, também será possível identificar se o melhor a fazer é aprimorar os produtos ou serviços que já existem.

Aproveite as ações de seus concorrentes para olhar para o futuro e planejar o desenvolvimento de seu negócio. Aprenda o que funciona, evite os erros cometidos por outros e esteja sempre um passo adiante.

Transforme o concorrente em aliado

Os concorrentes não são uma força negativa para seu negócio. Apesar de representarem o perigo de perda de negócios, eles também podem funcionar como um laboratório para observação das estratégias em um determinado setor. Sua empresa não precisará implementar todas as estratégias e novidades se puder contar com a análise da concorrência para filtrar as iniciativas de sucesso.

Conhecer os concorrentes é uma boa forma de criar um planejamento estratégico e aumentar o conhecimento do mercado e dos clientes. Aliar a análise da concorrência com estratégias de aperfeiçoamento pode ser o caminho para a criação de uma marca forte no mercado.

Agora que já vimos como conhecer os concorrentes e utilizar isso a seu favor, siga-nos em nossas redes sociais para se manter atualizado e receber mais conteúdo exclusivo! Estamos no Facebook e Twitter.