6 de maio de 2016

Assessoria de Imprensa: Vantagens para sua Empresa

 

Conceito e Vantagens da Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é responsável pela construção do relacionamento junto à imprensa. O objetivo da assessoria de imprensa é tornar a empresa e seus produtos ou serviços reconhecidos no mercado.

Para que tudo isso funcione, a assessoria de imprensa faz a sondagem do produto ou serviço a ser divulgado e, a partir daí, efetua o envio contínuo das informações do mesmo. Essas informações são passadas como um chamado noticioso e não comercial, para que atraia cobertura jornalística, fazendo com que o tema conquiste espaço editorial espontâneo em mídias eletrônicas ou impressas.

A assessoria de imprensa no Brasil tem uma grande repercussão, podendo ser classificada até como uma força disseminada, pois atinge, principalmente, as pessoas influentes sobre as demais, interferindo então na formação da opinião pública. É uma grande estratégia de evolução para as empresas.

O grande trabalho deste setor é baseado no desenvolvimento e na gestão do relacionamento dos clientes com os vários segmentos da imprensa. Isso traz muita relevância, porque torna os porta-vozes da empresa fontes de informação respeitadas e requisitadas.

Tenho certeza que não conheceria muitos produtos ou serviços hoje em dia se não fosse graças à assessoria de imprensa, pode ter certeza que faz muita diferença para as empresas que optam por ela.

Além de toda essa proporção, fica claro que esta assessoria desenvolve e executa estratégias de comunicação diferenciadas para que tenha um alcance bem maior de público. Quando alcançada essa proporção, é bem mais fácil ganhar patrocínios quando a sua empresa precisar.
A assessoria de imprensa, por adotar uma postura proativa, otimiza oportunidades de exposição na mídia.

Veja o planejamento anual que assessoria de imprensa possui:

• Produção de apelo noticioso (press releases);
• Agendamento de entrevistas;
• Gerenciamento da sala de imprensa no site do cliente;
• Realização de coletivas de imprensa;
• Encontros pessoais com editores;
• Elaboração de sugestão de pautas;
• Coordenação de visitas de executivos estrangeiros ao país;
• Teste de produtos;
• Visitas organizadas à sede da corporação;
• Relatórios de desempenho mensal e balanço anual.