26 de abril de 2013
A primeira impressão é a que fica?
Já ouvimos falar muitas vezes a primeira impressão, mas ela pode ter muitos significados, por exemplo: a impressão visual de uma pessoa em sua apresentação, a forma de expressão verbal ou, até mesmo, a não verbal no primeiro contato.
O fato é que no mundo dos negócios, as pessoas se preparam para que a primeira impressão seja sempre a melhor possível, para gerar empatia e facilitar o processo de negociação.
Quando pensamos em uma reunião formal ou uma visita a uma empresa, geralmente há várias formas de se preparar, com questões como: qual tipo de vestuário vou me apresentar “dress code”?
Outros exemplos para definir uma primeira impressão adequada:
- Estou adequado ao padrão formal da empresa?
- Se for almoçar com o cliente qual restaurante iremos?
- O veiculo deverá estar limpo?
- Se o cliente quiser visitar nossa empresa, como devemos apresentá-la?
- E se no primeiro encontro você apenas se apresentar pessoalmente?
Todos são detalhes que precisam ser acompanhados para que a primeira impressão seja marcante de forma positiva para fixar uma boa imagem de nossa marca.
Muitas vezes não terá uma segunda chance de criar uma boa impressão ao seu contato.
Além da sua própria apresentação pessoal, sempre trocamos no primeiro encontro um cartão de visitas, e quantas vezes vocês já ouviu alguém dizer: desculpe meu cartão acabou ou este cartão é provisório, vou anotar meus dados nele?
Um simples detalhe pode representar muito neste momento, pense que os outros passos poderão não existir caso sua imagem não for recebida de forma adequada no primeiro momento.
Conclusão:
Usando um trocadilho inicial, a impressão pode ser uma percepção da pessoa, mas, também pode ser a impressão gráfica do material da sua empresa, que, por pequenos detalhes podem significar muito.
O mais importante é que isso tudo demanda pouco investimento, fortalecendo a imagem corporativa e os componentes da imagem da sua empresa.
Assim, a partir de hoje, pense nisto como um detalhe importante do seu negócio!
Relacionados