18 de agosto de 2023

A Importância da Comunicação nos Condomínios

 

Ter uma empresa ou viver em um condomínio pode ser uma experiência agradável, mas também desafiadora. A convivência com outras pessoas requer uma comunicação nos condomínios eficaz para resolver questões cotidianas e evitar conflitos desnecessários.

Assim, todos conhecem histórias de problemas relacionados a esse tema. Isso ocorre das mais variadas formas como brigas, som alto, obras, uso indevido de espaços e por aí vai. Por isso é preciso explorar os maiores problemas de comunicação que ocorrem nos condomínios e como melhorar essa comunicação para uma convivência harmoniosa.

Principais Problemas de Comunicação

“Um dos maiores problemas de comunicação nos condomínios é a falta de conhecimento do regulamento interno por parte dos condôminos (inquilinos e proprietários). Muitas vezes, as regras são criadas ou alteradas em assembleias por maioria de votos, e os prestadores de serviços devem cumprir o regulamento, o que pode gerar atritos entre condomínio, condôminos e prestadores de serviços”, conta Humberto Watanabe, proprietário da Ghaw Serviços, empresa especializada em terceirização de serviços e associada ao Grupo Alliance.

Ele complementa que outro problema comum é a falta de registro adequado das informações de segurança. A comunicação entre condôminos, frequentadores e prestadores de serviços geralmente ocorre por meio de registros físicos ou digitais, que nem sempre são realizados e respeitados por todos, o que pode comprometer a segurança do condomínio.

“A falta de comunicação pode levar a ocorrências problemáticas nos condomínios. Por exemplo, a negociação direta de um inquilino com o proprietário, sem informar o condomínio, pode causar transtornos durante a mudança. Da mesma forma, mudanças de autorização para comercializar unidades sem comunicar o condomínio podem gerar confusão e ocupação indevida de espaços”, alerta.

Caminhos para Melhorar a Comunicação

Para melhorar a comunicação nos condomínios, é essencial incentivar a participação dos condôminos nas reuniões, promover o diálogo frequente entre moradores, gestores e prestadores de serviços e registrar todas as informações e ocorrências com clareza. Além disso, expor o regulamento interno em áreas comuns e realizar atividades coletivas dentro do condomínio pode fortalecer o senso de comunidade e colaboração.

Veja outros pontos apontados por Humberto Watanabe:

  • Ferramentas para Comunicação Eficiente: As principais ferramentas para uma comunicação eficiente são os canais digitais, como aplicativos, e-mails, SAC e administração. Essas plataformas facilitam a troca de informações e permitem que os condôminos se comuniquem de forma prática e rápida.
  • Mediação de Conflitos: A mediação de conflitos deve levar em conta o regulamento interno, a veracidade da informação, a apuração dos fatos, uma comunicação clara e precisa, além de bom senso, empatia, respeito e educação.

Impacto nos trabalhos das terceirizadas

A falta de comunicação nos condomínios pode gerar diversos transtornos e conflitos, afetando não só os moradores, mas também os prestadores de serviços e a gestão do condomínio. Por outro lado, uma empresa responsável e comprometida, com colaboradores treinados, capacitados e motivados, tende a ter um ambiente de trabalho mais seguro e agradável, com tarefas executadas com qualidade e excelência.

A comunicação é a chave para uma convivência harmoniosa nos condomínios. Transparência, objetividade e eficiência são elementos cruciais para uma comunicação de qualidade. Quando todos os envolvidos se comunicam abertamente e com clareza, é possível resolver problemas com mais facilidade e tomar decisões importantes de forma mais assertiva. Utilizar ferramentas digitais e incentivar a participação dos condôminos nas decisões são medidas importantes para melhorar a comunicação e promover uma convivência mais harmoniosa nos condomínios.